Valença, Segunda-feira, 27 de Março de 2017

Professores e Alunos do CESVA tem p…

24-03-2017 Acessos:84

O CESVA/FAA comemora a aprovação de dois projetos no Edital de Iniciação Cientifica da Faperj - Fundação de Amparo à...

Atividade extra muro Odontologia

21-03-2017 Acessos:107

Dentro das ações realizadas pela Faculdade de Odontologia, os acadêmicos participam de atividades extra muro e de Extensão. Nesta semana...

FMV realiza projeto de pesquisa com…

20-03-2017 Acessos:128

A Faculdade de Medicina de Valença iniciou um projeto de pesquisa com o objetivo de monitorar a saúde dos estudantes...

Paty do Alferes recebe FAA em Ação

20-03-2017 Acessos:120

Na última semana o CESVA/FAA esteve no município de Paty do Alferes com os projetos de Extensão: Castração Itinerante e...

Diretrizes

Uniforme

O uniforme é composto de: blusa determinada pelo Colégio, calça de brim azul marinho (tradicional, sem rasgos, fiapos ou outros detalhes) ou bermuda altura dos joelhos de brim azul marinho(meninas) e de tactell preta ou azul marinho lisa, sem listras ou desenhos(meninos); tênis branco ou preto; casaco de frio (modelo no Colégio), em ambos os turnos.

O uso do uniforme é de caráter obrigatório em todas as atividades programadas pelo Colégio.

Não será permitida a entrada do aluno, sem uniforme, para assistir às aulas, a não ser com prévia autorização ou, eventualmente, dependendo do caráter das atividades a serem desenvolvidas.

O uniforme de Educação Física é obrigatório para a frequência às aulas, bem como o jaleco branco para as aulas ministradas nos laboratórios.

Não será permitido: o uso de boné, blusa baby look ou miniblusa; chinelos e / ou sandálias havaianas; calça comprida ou bermuda abaixo da cintura (meninos).

Horário das Aulas

Manhã

As aulas se realizarão no período da manhã a partir das 6h50. Após 7h o aluno deverá aguardar a 2ª aula e após o 2º atraso no mesmo mês a sua entrada só será permitida se acompanhado de seus pais e / ou responsáveis

A partir da 2ª aula não será permitida a entrada do aluno, a não se que apresente comprovante de exames e / ou consulta médica.


Tarde

Às 14h, sem atraso, para complementação da carga horária disciplinar, conforme horário a ser apresentado aos alunos.

Não será permitida a entrada do aluno após às 14h. Para evitar problemas, é aconselhável que o aluno chegue ao Colégio antes do início das aulas.


Saída

O horário de saída obedecerá a disposição da carga horária de cada série.

Caso precise ausentar-se do Colégio, antes do término das aulas, deverá apresentar, na Secretaria, justificativa por escrito e assinada pelo responsável.

Caderneta Escolar

É obrigatória a sua apresentação, no início das aulas. Nela serão registradas as faltas / presenças / avaliações / ocorrências / comunicações, entre outros dados.

Não será permitida a entrada do aluno para assistir às aulas sem a sua apresentação. Em caso de perda ou dano, oaluno deverá solicitar e pagar a 2ª via, na secretaria do Colégio.

Avaliação

Na avaliação da aprendizagem, o professor utilizará procedimentos diferenciados como testes e provas, arguições, exercícios, trabalho de pesquisa individual ou em grupo, redações, visitas pedagógicas, participação em projetos sociais / comunitários / assistênciais / culturais, pesquisa de campo, excursões pedagógicas, participação em oficinas, entre outros.

A avaliação bimestral deve ser o resultado da utilização de pelo menos três dos procedimentos citados acima, sendo um que avalie o domínio do conteúdo cognitivo desenvolvido, com base na reflexão crítica do aluno.

O aluno, além dessas avaliações fará também um simulado bimestral alusivo aos conteúdos, de cada disciplina, desenvolvidos no bimestre e uma redação.

As provas, testes ou quaisquer outros trabalhos escritos, após avaliados, serão devolvidos ao aluno para que tome conhecimento de seus acertos e de suas dificuldades. A média Anual será o resultado da média aritmética das notas obtidas nos 4 (quatro) bimestres.

O aluno será promovido à série seguinte se obtiver frequência igual ou superior a 75% e notas nas avaliações bimestrais iguais ou superiores a 7.0 (sete), perfazendo o total de 28 pontos anuais.

Avaliação Final

O aluno que não atingir a Média Anual (MA) igual ou superior a 7.0 (sete) terá direito à prova final.

A nota da prova final será somada à Média Anual e o resultado será dividido por dois e expressará a Média Final do aluno que terá que perfazer um total igual ou superior a 6.0 (seis) para ser aprovado.

Simulado

Os alunos do Ensino Médio serão submetidos a um teste global sobre os conteúdos de todas as disciplinas ministradas no bimestre e constantes do currículo escolar. A data e horário de sua aplicação estarão afixados em calendário escolar.

O simulado terá o valor de 20% (vinte por cento) da nota bimestral em cada disciplina. Não haverá segunda chamada do simulado.

2ª Chamada

O aluno terá direito à segunda chamada e para fazer uso desse direito:

Deverá fazer requerimento ao Diretor do Colégio, no prazo de 2 (dois) dias.

Anexar o atestado médico ao requerimento a justificativa da falta.

A prova de 2ª chamada será aplicada em data e horário a ser combinado entre a Coordenação Pedagógica e o professor da disciplina, posteriormente comunicados ao aluno.

O aluno que faltar à 2ª chamada, perderá o direito de requerê-la novamente e sua nota será igual a 0 (zero).

As avaliações de 2ª chamada serão efetuadas à tarde, em horário pré-determinado pelo Colégio, com anuência do professor.

Não haverá 2ª chamada de avaliação final.

Recuperação Bimestral

Ao final de cada bimestre letivo haverá recuperação (bimestral) na qual serão adotados os seguintes procedimentos:

I - A recuperação bimestral ocorrerá em quatro momentos: ao final de cada bimestre, o calendário das avaliações será divulgado no início do ano letivo.

II - O aluno terá direito a fazer as avaliações referentes ao bimestre em que não tenha alcançado a média 7.0 (sete). Se o aluno não alcançou média no 1º bimestre, o conteúdo da recuperação será referente a este, se não alcançou média no 2º bimestre o conteúdo será sobre o 2º bimestre, e assim sucessivamente.

III - A nota obtida na recuperação bimestral substituirá a nota do bimestre.

IV - Se a nota da recuperação for inferior a nota do bimestre não haverá alteração.

V - Não haverá segunda chamada das provas de recuperação bimestral, exceto em casos médicos, a serem examinados pela Direção.

Avaliação Final

O aluno que não obtiver média anual 7.0 (sete) em qualquer componente curricular ou disciplina terá direito a uma avaliação final. A nota da prova final será somada à Média Anual e o resultado será dividido por dois e expressará a Média Final do aluno que terá que perfazer um total igual ousuperior a 6.0 (seis), para ser aprovado.

Dependência

O aluno reprovado em até 2 (duas) disciplinas poderá matricular-se na série seguinte em regime de dependência.

O aluno deverá entregar as atividades propostas, bimestralmente, no plano de estudos (pesquisas, trabalhos, exercícios, provas/testes) para avaliação dos conhecimentos que não foram construídos.

A recuperação bimestral não se aplica às disciplinas de dependência.